Fibra Construtora

18/julho/2019

Segundo dados do IBGE, cerca de 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, visual, física e/ou intelectual, essa porcentagem equivale a aproximadamente 45 milhões de brasileiros.

É muito importante ter em mente que qualquer pessoa pode passar por períodos de deficiência, ou seja, até mesmo pessoas com problemas de coluna, recém operadas ou grávidas precisam de acesso facilitado aos espaços.

Pensando na construção de projetos e obras mais sustentáveis e acessíveis, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou a NBR 9050, que é um conjunto de normas que solicitam as empresas e construções a adaptação de banheiros para quem utiliza cadeira de rodas ou quem precisa de apoio durante a locomoção.

 

Conheça algumas dessas normas:

– Maçanetas: devem ser instaladas com alavanca e torneiras com alcance do braço do usuário;

– Bacias: devem ter altura mais elevada do que aquelas convencionais, a fim do alcance ser possível.

– Portas: devem ter altura de 80cm de largura, no mínimo, porém, de preferência, com 90cm para a livre passagem da cadeira de rodas.

– Pisos: nivelados, sem degraus. Preferencialmente deixar um desnível bisotado de 1cm em 45 graus pois desta maneira as manobras da cadeira de rodas serão mais confortáveis.

– Cabideiros: devem ter em média 80cm e 1,20m do piso, assim como os registros;

– Dispositivo de sinalização de emergência: podem ser instalados perto do Box ou da bacia, com altura aproximada de 40cm do piso;

– Armários: devem conter no mínimo 50cm do piso, com altura máxima de 1.20m a partir do piso;

– Puxadores e fechaduras: 80 a 100cm;

– Banheira: altura de 46cm do piso com barras laterais que contenham em média 20cm acima da linha da banheira e 90cm de comprimento.

– Tapetes: dispensáveis.

 

Além destas, existem normas para promover a acessibilidade de outros cômodos e áreas. Conheça e passe a diante. Ajude a promover uma maior inclusão social.

 

Gostou das dicas?

Comentários: