corisco

7/junho/2019

Uma forte tendência do mercado imobiliário para o presente é o “lar high-tech”, através da automação residencial. Essa tecnologia já é encontrada em casas e apartamentos mais modernos, integrando medidas de segurança, salas home cinema, iluminação, áudio e vídeo e muito mais.

A automação residencial é uma nova vertente da engenharia civil que usa tecnologia moderna para facilitar tarefas que uma pessoa faz durante o dia, e torná-las automáticas. Utilizando sensores e temporizadores, é possível controlar luzes e aparelhos eletrônicos em geral, usando smartphones ou até mesmo a voz para fazer as ações.

Esse tipo de automação vem se tornando cada vez mais comum. Dados divulgados pela Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial) mostram que o mercado tem a projeção de crescer anualmente 11,35% entre 2014 e 2020, no mundo todo. Atualmente, no Brasil, 300 mil lares contam com essa tecnologia.

O projeto de automação pode ser feito de duas maneiras, uma delas é incorporar os aparelhos necessários na casa durante a construção. A outra é converter uma casa já construída. São instaladas câmeras, lâmpadas especiais, áudio e vídeo, projetores e muito mais.

Em um futuro próximo, a automação residencial será essencial na economia de energia, na praticidade da vida das pessoas e na valorização dos imóveis. Para quem preza por conforto e gosta de novas tecnologias, a automação residencial é indispensável.
 
[Fibra com Exame]

Comentários: